A importância do esporte na formação de crianças e jovens

Muito se fala dos benefícios do esporte para ter uma vida saudável, mas o que poucos sabem é que o esporte também é um grande aliado na formação da personalidade de crianças e jovens.

Vejamos como o esporte pode ajudar na formação de caráter e de valores:

– Capacidade de trabalhar em equipe: o esporte mostra ao aluno que dificilmente alguém alcança um objetivo trabalhando sozinho. No esporte em equipe, é necessário trabalhar junto para alcançar resultados positivos.

– Auxilia crianças e jovens com hiperatividade e deficit de atenção: jovens com hiperatividade e deficit de atenção têm grandes dificuldades para se concentrar e o esporte ajuda-os na concentração e na canalização da energia.

– Respeito às regras: o esporte também ensina a respeitar regras. Caso elas não sejam cumpridas, haverá consequências. Por isso, o esporte auxilia crianças e jovens a ter disciplina e respeitar regras.

– Atua na autoestima: ajuda a manter a autoestima, pois dá mais segurança e diminui a ansiedade. A prática esportiva também eleva a sensação de bem-estar.

– Aumenta a disposição: não só para o esporte, mas para tudo, inclusive para enfrentar os problemas do dia a dia.

– Melhora o relacionamento: o esporte força a convivência com outros jovens e isso os ensina a conviver com as diferenças.

– Inclusão: jovens com necessidades especiais também podem praticar esportes. Basta verificar se a prática é compatível com o seu grau de patologia e a sua vontade de praticá-la.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *