Atividade física melhora a autoestima de crianças e jovens

Praticar esporte faz bem à saúde, mas, além disso, ajuda a elevar a autoestima, pois através dele é possível manter um equilíbrio emocional, já que melhora a memória, combate o estresse e diminui a insegurança e a ansiedade.

A prática de esportes, como um todo, melhora não só a parte estética, como também promove um aumento do fluxo de sangue no cérebro e, em consequência, uma sensação de bem-estar. Com qualidade de vida, fica mais fácil encarar e resolver os problemas do dia a dia, incluindo os exercícios escolares.

Exercitar-se eleva os níveis de serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar) e aumenta a capacidade de controle em situações de ansiedade, depressão, falta de segurança, dificuldade nos relacionamentos e perda de peso.

Com o esporte, crianças e adultos com dificuldade em se relacionar aprendem a conviver com as diferenças, pois muitas das atividades são realizadas em equipe. Jovens muito individualistas aprendem a agir em equipe, pois, em um jogo, cada componente precisa fazer sua parte pensando no companheiro a fim de que o grupo tenha um bom desenvolvimento. Jovens com a confiança abalada também se beneficiam bastante, pois eles têm de enfrentar os desafios propostos nos jogos.

Cada criança ou jovem carrega uma bagagem de convivência: positiva para uns; negativa para outros. Muitos deles se sentem inferiores e o esporte é um grande aliado para proporcionar momentos de motivação nos quais essas crianças e jovens são incentivados a mostrar o seu talento.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *