Classificação das técnicas de judô

O judô é uma arte marcial criada em 1882, no Japão, pelo professor de Educação Física Jigoro Kano. O objetivo dele era criar uma técnica de defesa pessoal a qual desenvolvesse o físico, a mente e o espírito.

As lutas ocorrem em um tatame e têm duração de até 5 minutos. O vencedor é quem conquista o ippon primeiro. Se, ao final da luta, nenhum judoca conseguir o ippon (quando um judoca consegue derrubar o adversário, imobilizando-o no chão durante 30 segundos), vence aquele com melhor desempenho.

Veja algumas técnicas usadas em uma luta:

– Projeção (nage-waza): é um conjunto de técnicas as quais englobam outras técnicas de projeção e/ou arremesso do adversário.

– Domínio no solo (katame-waza): incluem imobilizações (osaekomi-waza), estrangulamento (shime-waza) e articulação (kansetsu-waza).

– Amortecimento de quedas (ukemi-waza): são técnicas para saber cair. Vejamos as direções: Ushiro-ukemi (queda para trás); Mae-ukemi (queda para frente); Yoko-ukemi (queda lateral para a esquerda ou para a direita) e Zempo-kaiten-ukemi (rolamento).

– Pegada (kumi-kata): inclui Migi ou hidari-shizentai (mão direita na lapela esquerda do oponente e mão esquerda na manga direita do oponente; a posição das mãos também pode ser invertida) e Migi ou hidari-jigotai (passa-se a mão direita por baixo do braço esquerdo do oponente e coloca-se nas costas dele; com a mão esquerda, agarra-se a manga direita do oponente, puxando o braço dele sob a sua axila esquerda. Também se pode inverter a posição).

– Movimentação sobre o tatame (shintai): são técnicas que ensinam a forma correta do deslocamento sobre o tatame durante a luta.

– Esquiva (tai-sabaki): são técnicas de esquiva, entre as quais Migi-mae-sabaki (esquiva à direita para frente), Migi-mae-nawari-sabaki (esquiva rodando à direita para frente), Hidari-ushiro-sabaki (esquiva à esquerda para trás), Hidari-ushiro-nawari-sabaki (esquiva rodando à esquerda para trás).

Algumas técnicas, como estrangulamento, técnicas de sacrífico (sutemi) e travamento de articulação, por questões de segurança, são proibidas em competições ou restritas a algumas idades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *