Saiba a diferença entre alongamento e aquecimento

A prática esportiva traz diversos benefícios para a saúde, como combate à obesidade e doenças, mas é preciso não se descuidar, antes ou após o treino, para evitar possíveis desconfortos. O ideal é utilizar técnicas como alongamento e aquecimento para acostumar o seu corpo com o impacto que ele receberá. Essas técnicas proporcionam o aumento do fluxo de sangue, com isso a temperatura do corpo e dos músculos aumenta, diminuindo as possíveis lesões e dores musculares durante ou após a atividade física.

O alongamento é feito para relaxar a musculatura antes e depois dos treinos, já o aquecimento pode ser feito antes do treino, pois evita o desconforto que alguns exercícios podem proporcionar. Mas qual a diferença entre alongamento e aquecimento? Vejamos as diferenças:

Aquecimento: são técnicas utilizadas antes da prática de qualquer atividade física, cujo objetivo é aumentar a intensidade dessas atividades físicas. O aquecimento também auxilia nos movimentos corporais e a evitar lesões, aumentando a temperatura do corpo e o preparando para o início das atividades.

Alongamento: o alongamento contribui para a elasticidade e flexibilidade muscular, preparando, também, para os impactos que o corpo vai receber durante a atividade física, reduz o encurtamento muscular e o risco de lesões, contribui para a cicatrização em caso de fratura e melhora a circulação sanguínea.

Praticar exercícios só traz benefícios ao corpo, mas é necessário ter cuidado, pois aquecimento e alongamento são procedimentos os quais devem fazer parte de qualquer atividade esportiva, laboral, física e recreativa.

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