A importância do esporte no processo de aprendizagem

O esporte está cada vez mais presente na vida de crianças e jovens. A escola se tornou a porta de entrada para muitos que não tinham nenhum contato com atividades físicas. Mas, mais do que uma prática esportiva, essas atividades colaboram para a interação e integração de alunos e são usadas, também, como um importante aliado na hora da aprendizagem. Além do momento de descontração, também é possível desenvolver capacidades físicas e intelectuais, pois se elaboram estratégias de jogo.

Muitos são os alunos os quais têm dificuldades na aprendizagem em sala de aula. É nesse momento que as aulas de educação física, através do esporte, podem contribuir, realizando-se atividades em grupo de forma criativa, lúdica e reflexiva, com a utilização de materiais ou jogos pedagógicos.

Durante a atividade esportiva, o numeramento e letramento pode ser aplicado seja através de jogos ou brincadeiras. É possível trabalhar numeramento por meio de conteúdos matemáticos, com materiais concretos e jogos, pois, além de descontrair, estimula o pensar matemático do aluno. Pode-se brincar com a matemática de forma séria, sem perder o lado lúdico e o prazer em aprender a matéria, deixando um pouco de lado as extensas listas de exercícios propostos e favorecendo a criatividade na elaboração e busca de soluções nas situações-problema.

Esses jogos não apenas divertem os alunos, mas propiciam um ambiente agradável para a aprendizagem daqueles com bloqueios ou dificuldades referentes à matemática.

No letramento, os jogos, as brincadeiras e o faz-de-conta também ajudam os alunos com dificuldades na leitura e escrita, pois enriquecem o desenvolvimento intelectual e induzem ao raciocínio, com o incentivo do conhecimento de forma descontraída e espontânea. A familiaridade com a escrita é o resultado de muita leitura, logo, é de extrema importância promover situações as quais os incentivem a ler, não somente em sala de aula, mas também nas atividades esportivas, onde o momento é propício para a aprendizagem, sem nenhum tipo de pressão.

Atividade de numeramento

Distribuem-se cones, cada um com uma pontuação. Divide-se a turma em dois times e formam-se filas. Os times deverão arremessar um arco nos cones e, conforme vão acertando, a pontuação vai aumentando; se errar, não acumula nenhuma pontuação. Ganha o time que somar mais pontos. Essa atividade contribui para os alunos efetuarem os cálculos de qual cone acertar, a fim de obter mais pontos.

Atividade de letramento

O professor separa a turma em duplas, escolhe algumas palavras e diz para os alunos formarem frases as quais contenham as palavras escolhidas. A turma analisará a frase e, se achar coerente, a dupla ganha 1 ponto. O jogo termina quando todas as palavras escolhidas pelo professor acabarem. Essa atividade contribui para os alunos saberem realmente o significado de cada palavra, para poderem formar frases.

O esporte como socialização

As atividades esportivas além de estimularem o aprendizado também ajudam no processo de socialização, no qual a criança ou jovem aprende a ter espírito de equipe e a conviver com os demais, respeitando limites e diferenças. Com isso, é possível entender também valores, cumprimento de regras, persistência, tolerância, cuidado, saber ganhar ou perder. E o principal disso tudo é contribuir para a saúde, pois, em tempos de internet, muitas crianças e jovens deixam de brincar para ficarem presos aos dispositivos móveis, resultando em crianças isoladas e, muitas vezes, deprimidas. Nesse momento, a escola tem papel fundamental, apresentando aos alunos o esporte e incentivando-os em suas capacidades individuais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *