A importância do esporte para a construção de valores

Nas escolas em que os profissionais da Esportecoop realizam seu trabalho, o esporte vai desde treinamentos até atividades e competições. Na EMEB (Liberato), as meninas do Futsal Feminino Infantil participaram do JERGS. Os meninos da Categoria Pré-Mirim tiveram treino de controle e agilidade. Na escola EMEF (João Goulart), os alunos tiveram coordenação motora, agilidade, lateralidade e finalização, e além de passe com chute ao gol.
O esporte, além de diversão, inclusão social e lazer, tem papel importante para construir valores como ética, disciplina, dedicação, respeito, amizade, superação, competitividade, trabalho em equipe, saber perder e contribui para formar o caráter de crianças e adolescentes.
Em qualquer atividade, a construção de valores começa quando a criança ou o adolescente passa a conhecer as regras do esporte que pratica. É nesse momento que o aluno desenvolve respeito, disciplina e capacidade de trabalhar com os outros integrantes do grupo. Isso será utilizado para o resto de suas vidas, tanto no lado profissional como nas relações familiares. Com tantas qualidades, o esporte não forma somente atletas, mas também contribui para a formação de cidadãos, por isso é tão importante na construção do caráter dos pequenos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *