Atividades que visam melhorar a coordenação motora nas escolas

Coordenação motora é a capacidade do corpo desenvolver os movimentos. Essa capacidade utiliza alguns sistemas do corpo humano, como sistema muscular, sistema esquelético e sistema sensorial, interagindo entre eles para que os movimentos possam ser realizados de forma coordenada. O sistema muscular atua na movimentação, o sistema esquelético, nas articulações, e o sistema sensorial, no cérebro.

A coordenação motora é classificada de duas formas:

– Coordenação Global (Grossa): realiza grandes movimentos com o corpo e desenvolve atividades esportivas. Exemplo: correr, pular, saltar etc.

– Coordenação Motora Fina: realiza movimentos específicos, usando pequenos músculos, como o uso das mãos e pés. Desenvolve movimentos mais precisos, como por exemplo, escrever, recortar, colar, pintar e trabalhos manuais.

Por isso é importante trabalhar o desenvolvimento motor desde criança, mas também é possível trabalhar em pessoas idosas ou até em adultos que possuem limitações físicas. O ideal é procurar um profissional de Educação Física e solicitar um acompanhamento. Ele saberá os exercícios corretos para estimular os grupos musculares a ter movimentos que trabalhem o equilíbrio com agilidade e força.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *