A importância das atividades recreativas para crianças

As atividades recreativas funcionam como um modo de as crianças brincarem, explorarem, manipularem e conhecerem o seu meio em diversas situações. O objetivo é desenvolver habilidades de equilíbrio, agilidade, atenção, rapidez, velocidade, tato, lealdade, resistência, memória, controle, força, disciplina e pensamento rápido para solucionar problemas. Também ajuda no convívio com outras crianças, a fim de desenvolver a paciência, bons hábitos e socialização.

Nas fases iniciais, as brincadeiras são mais individuais e, conforme a criança vai crescendo, as atividades vão ficando mais interativas e cooperativas. É nesse estágio que a criança começa a sua preparação para a vida adulta e os jogos recreativos contribuem para esse desenvolvimento mais solidário. Por isso, é tão importante fazer a escolha certa dos jogos para estimular o desenvolvimento cognitivo e as habilidades das crianças.

Segundo pesquisa da Universidade de Oxford, na Inglaterra, assistir à televisão e ver livros apenas com figuras não estimula o desenvolvimento e torna as crianças menos propensas à felicidade, por esse motivo, o ideal é realizar trabalhos recreativos. Podemos citar algumas atividades: desenhar, fazer brincadeiras, jogos, danças, leituras, passeios, dramatizações, cantos, teatro de fantoches etc.

Mas, mais importante do que desenvolver uma atividade, é a forma como ela é dirigida, vivenciada e realizada, pois cada criança, de alguma forma, irá adquirir os conhecimentos para desenvolver suas habilidades de forma natural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *