Os benefícios do esporte para as crianças

Toda criança deve ser estimulada à prática do esporte desde pequena para que, no futuro, não se torne um adulto sedentário. Nessa fase, o esporte contribui para a saúde, bem estar, desenvolvimento, crescimento, além de colaborar de forma positiva para o seu físico e mente. Mesmo com tantos benefícios, o esporte não deve ser imposto à criança, mas introduzido de forma gradual.

Seguem as dicas dos especialistas em como trabalhar atividades físicas e esportes de acordo com a faixa etária:

De 6 semanas a 1 ano: estimular com brinquedos que emitam sons, cantar músicas gesticulando e fazendo o bebê imitar e espalhar brinquedos pela casa para que ele tente pegá-los;

De 1 a 3 anos: motivar a criança com teatro de fantoches ou bonecos e induzir a criança a dançar com suas músicas preferidas;

De 3 a 5 anos: exercícios de pular, correr, chutar, dançar e agarrar. Exemplos: pega-pega, chutar e agarrar bolas ou estátua;

De 5 a 8 anos: atividades que envolvam correr, pular, agarrar e dançar, mas que desafiem a criança. Exemplo: corrida de sacos, carrinho de mão, amarelinha e passa-anel.

De 9 a 12 anos: nessa idade os pais devem apresentar a maior quantidade de modalidades esportivas e deixar que o filho escolha. Podem ser: natação, futebol, vôlei, basquete, handball, tênis, artes marciais, esgrima ou ginástica rítmica.

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